Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

19
Jan 08

 Foto da Net

 
 A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que 2008 será o Ano Internacional do Planeta Terra. Com isso, a ONU pretende chamar a atenção da população mundial para a necessidade da preservação dos recursos naturais do nosso planeta e da procura de um modelo de desenvolvimento sustentável. Numa época em que o aquecimento global se torna uma grande ameaça para o clima, esta decisão da ONU é acertada. Espera-se que o tema não seja apenas discutido em assembleias de organizações e governos, mas também que penetre nas casas, escolas, fábricas, etc. Afinal, todos somos um pouco responsáveis pelo perfeito funcionamento do nosso planeta.
É o planeta Terra a nossa casa comum. Incumbido por Deus para «o encher e dominar, para o cultivar e, também, para o guardar» (Gn1, 28 e Gn 2, 15), o que realmente acontece, é que o homem, na sua ambição e falta de respeito, cada vez o destrói mais.
Egoísta e insensato apenas pensa no momento imediato, procurando tirar dele o máximo proveito seja a que preço for e em que circunstâncias aconteça.
A Terra criada como um paraíso de Deus para os seres humanos (Gn2,8), está a tornar-se cada vez mais inabitável, mais poluída, mais agressiva e menos saudável.
Disso são exemplos as inúmeras catástrofes naturais, as alterações climáticas, as pandemias, etc.…
Ao não mudar de comportamento, o homem está a contribuir para a destruição do planeta e põe em causa o futuro dum bem comum que não lhe pertence em exclusivo e que tem obrigação de preservar e cuidar para que os seus filhos, netos e as gerações vindouras possam dele usufruir, em condições dignas e aceitáveis.
Daí, a grande responsabilidade que a todos cabe no sentido de evitar a sua deterioração.
Não deitar lixo para o chão; separar e depositar nos respectivos contentores, os vidros, os plásticos, o papel e o cartão; não destruir as árvores; não poluir os rios; evitar os fogos destruidores; poupar água e electricidade, são alguns dos muitos meios ao nosso alcance para mantermos viva a Terra onde vivemos.
Em recente entrevista ao L`Osservatore Romano, o Bispo regente do Tribunal da Penitenciaria Apostólica, D. Gianfranco Girotti, manifestou a preocupação do Vaticano perante as novas formas de pecado social que se manifestam na cultura globalizada dos nossos dias, referindo particularmente as experiências e manipulações genéticas, as drogas, a injustiça económica e a irresponsabilidade ambiental.
O nosso Planeta merece, pois, a melhor atenção. Estimemo-lo.
 Eis alguns dados interessantes sobre a Mãe – Terra:
 
 
Diâmetro equatorial: 12.756,27249 km.
 Inclinação axial: 23,45°.
 Composição em massa: 34,6% de Ferro; 29,5% de Oxigénio; 15,2% de Silício; 12,7% de Magnésio; 2,4% de Níquel; 1,9% de Enxofre; 0,05% de Titânio.

 Período de rotação: 23h 56m e 4,09966s (sideral).

 Área total da Terra: aproximadamente 510 milhões de quilómetros quadrados:
      361 milhões de km2 de água e 149 milhões de km2 de terra.

 Atmosfera: 78 % de Nitrogénio, 21% de Oxigénio e 1% de Argónio. Encontram-se também vestígios de água e dióxido de carbono.

 Temperatura no interior do Planeta: aproximadamente 5000° C.

  Temperatura na superfície: mínima de  – 88° C, média de 9° C e máxima de 60° C.
 Satélite natural da Terra: Lua.
(DN/Site Sua Pesquisa.com)
 
 
 
publicado por aosabordapena às 16:40

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
mais sobre mim
pesquisar