Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

23
Jan 08

 

No discurso proferido no dia 10/11/2007, dirigido aos Bispos Portugueses aquando da visita «ad Limina», Sua Santidade o Papa Bento XVI referiu a necessidade da educação cristã:
 
«À vista da maré crescente de cristãos não praticantes nas vossas dioceses, talvez valha a pena verificardes «a eficácia dos percursos de iniciação actuais, para que o cristão seja ajudado, pela acção educativa das nossas comunidades, a maturar cada vez mais até chegar a assumir na sua vida uma orientação autenticamente eucarística, de tal modo que seja capaz de dar razão da própria esperança de maneira adequada ao nosso tempo» (Exort. ap. pós-sinodal Sacramentum caritatis, 18).»
 
Em entrevista concedida ao jornal «A GUARDA», D. Manuel Felício, Bispo Coadjutor da Diocese da Guarda, referiu a necessidade de «fazer passar a mensagem a todos os nossos cristãos de que não pode haver vida de Fé, sem formação permanente na Fé, e a mesma obrigação que todos temos de participar na Missa ao domingo, temo-la igualmente para participar nas acções de formação programadas pelas paróquias ou grupos de paróquias. Só assim levamos a sério o apelo à prática da nova evangelização que nos continua a ser insistentemente feito».
Se é preocupante o crescente número de cristãos não praticantes, também o é o elevado número de católicos que assistindo à Santa Missa não participam da Sagrada Comunhão.
Assim é imperiosa a necessidade de formação cristã a nível individual e a nível colectivo, dentro e fora das igrejas.
 A leitura da Bíblia é um poderoso instrumento para a descoberta ou redescoberta de Deus e da Palavra com que Jesus nos falou e fala a cada momento. Não foi Ele que disse: «quem me escuta, escuta o Pai». (Jo. 12, 44)?
Permito-me ainda referir “O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica” de fácil e acessível aquisição, o qual, segundo o Papa Bento XVI, «contém, de modo conciso, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja…que permite às pessoas, crentes ou não, abraçar, com um olhar de conjunto, o inteiro panorama da fé católica».
A metodologia de pergunta/resposta torna a sua leitura cativante e permite dissipar as dúvidas e angústias que tantas vezes nos surgem.
 A revitalização do cristianismo, o revigoramento duma Fé consciente, não terá lugar sem uma constante aquisição e actualização de conhecimentos.
 
Oxalá esta constatação, chegue a todos os cristãos e leve muitos corações a uma total abertura ao Espírito, sentindo necessidade de mais formação e informação para que o seu cristianismo de pertença sociológica, falho de sentido de vida comunitária e sacramental, se transfigure num cristianismo assumido com fervor, intensidade e plena adesão a Jesus Cristo, Vivo e Ressuscitado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
publicado por aosabordapena às 19:08

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18

20
21
22
24
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar