Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

29
Out 99

 

 

   Fundada em 1833 a Sociedade de S. Vicente de Paulo, Ozanam e os amigos foram ter com o seu pároco, P. Olivier, para lhe perguntar que pobres deviam socorrer.
   Se a primeira abordagem foi difícil, por se tratar dum eclesiástico que desconfiava das iniciativas dos leigos, tal foi rapidamente ultrapassado, dada a convicção e empenho demonstrados.
   A Sociedade, organiza-se então com o apoio experiente da Irmã Rosália que, desde sempre encorajou sem hesitação, estes oito jovens e divide-se em secções: oito em França e uma em Roma.
   Decorridos 12 anos após a sua fundação, as Conferências contavam já com nove mil membros.
   Indiferentes aos sarcasmos e zombarias que alguns lhes dirigiram, nomeadamente o seu colega Pedro Chéruel, futuro historiador, “não passais duns pobres jovens e tendes a pretensão de socorrer as misérias de Paris. Num instante, faremos pela humanidade o que só em vários séculos vós poderíeis fazer”, não lhes resta outro caminho senão prosseguir sorrindo. Estavam convictos da justiça da sua missão.
   A sua força era reavivada pela amizade que os havia reunido, e pelo exemplo dos “confrades” que se erguiam um pouco por toda a França e no estrangeiro.
   A aprendizagem efectuada não foi junto da cátedra de professores, mas sim junto dos pobres, servindo-os e testemunhando “que eles são, depois de Cristo os nossos senhores, as imagens sagradas de Deus a Quem não vemos mas a Quem amamos”.
   Eram oito os jovens cujo coração se encontrava impregnado de humildade e caridade.
Cada um deles teria podido reivindicar o título de fundador ou de co-fundador das Conferências de S. Vicente de Paulo.
   Porém reconhecem, com toda a naturalidade, o papel eminente desempenhado por Ozanam, assumindo tal, em declaração de 30 de Março de 1856 (três anos após a sua morte), a qual foi assinada por quinze “membros da primeira Conferência de Saint Étienne – du – Mont, em Paris”.
 
publicado por aosabordapena às 16:15

Outubro 1999
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
21
22
23

24
25
26
27
28
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar