Ainda foi Sua Santidade o Papa João Paulo II quem assinou no dia 22 de Janeiro de 2005, a Mensagem para o Dia Missionário Mundial que celebramos a 23 de Outubro do mesmo ano, cujo título é «Missão, pão partido para o Mundo».
Com efeito, Jesus ordenou aos discípulos «ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 15) e «fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo». (Mat 28, 19)
Esta é, pois, a missão da Igreja na qual todos somos chamados a participar, ainda que de forma diversa: por acção directa, pelo exemplo de vida, pelo testemunho da palavra, pela oração, pela promoção do diálogo, pela cooperação material em projectos missionários e em Bolsas de Estudo destinadas à formação de novos missionários, etc.
Contudo, é a Eucaristia, “pão partido para a vida do mundo” que nos faz compreender o sentido da missão, que nos move a um maior envolvimento, pois ela «é projecto de solidariedade em prol da humanidade inteira».
Nestes tempos que são os nossos, o mundo parece desorientado enquanto é abalado e confundido por acontecimentos dramáticos e calamidades naturais catastróficas.
A humanidade sente-se insegura, pelo que necessita de Cristo «pão partido».
Precisa de quem lhe anuncie a Boa Nova. Precisa de missionários, «pão partido para a vida do mundo» para anunciar e dar testemunho do Evangelho e dar aos homens razões para a esperança e sentido para a vida.
Com a nossa acção e partilha seremos missionários com os missionários.
Não desperdicemos esta oportunidade.