No dia 21 de Outubro, 29º. Domingo do Tempo Comum dedica a Igreja uma especial atenção às Missões, sendo a mensagem papal, para este Dia Missionário Mundial, subordinada ao tema, “Todas as Igrejas para o mundo inteiro”.
Tendo Cristo ordenado: «ide e ensinai todas as nações, baptizando-as no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo» (Mt 28,19), são os missionários ad gentes os audazes e radicais cumpridores desse mandato missionário do Senhor.
Partem para terras longínquas, inóspitas, onde grassa a miséria e onde as condições de vida do povo simples e humilde que os acolhe de braços abertos, deixam muito a desejar, renovando assim o prodígio do Pentecostes.
“Vivem e trabalham comunitariamente, partilhando alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, rezando em comum, partilhando os bens materiais provenientes do seu trabalho».
São eles os profetas da nova evangelização que “hospedam” no coração, grupos culturais e ambientes tão diferenciados daqueles onde nasceram e estudaram e onde a chama do anúncio do Evangelho os incendiou.
Mas ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si mesmo, de ir ao encontro do outro, do “diferente”, do marginalizado, os preferidos de Jesus. Este espírito de missão permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.
«Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária», pois tal é a essência do Ser Cristão, e é a nossa obrigação: «ai de mim, se eu não evangelizar!» (1 Cor 9, 16)
Rezar pelas missões e para que o Senhor mande mais obreiros para a sua messe, participar materialmente em projectos dos campos de missão ou na formação de missionários, são algumas formas de ser missionário.
Contudo a forma mais radical de o ser, é assumir, em plenitude, o compromisso de cristão autêntico, fazendo da vida, uma entrega total ao reino de Deus, em prol da promoção humana, da justiça, do perdão e do acolhimento de todos, sem qualquer tipo de discriminação.
Ser cristão não apenas de nome, mas de acção e compromisso.