Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

21
Ago 05

 

 

Acabo de assistir à Eucaristia de sufrágio pelas almas do Pedro e da Sílvia. Todos ficámos mais pobres e o mundo mais triste. De rostos serenos na morte, partiram. Deixaram dor e lágrimas. Ficou a saudade no coração dos seus familiares e amigos.

Partiram tragados pela voragem da velocidade, do tempo e da estrada.

Os jovens vestiram-se de luto. Rostos sofridos, lágrimas nos rostos e no coração, abraçavam-se para mais facilmente suportar e esconjurar a dor; rezaram o terço pelos amigos tão prematuramente ceifados pela morte, na flor da vida; prestaram-lhes uma sentida homenagem e disseram-lhes adeus até à eternidade, com vozes embargadas pela comoção que sensibilizaram a comunidade e fizeram brotar lágrimas que teimosamente rolavam pela face dos presentes; carregaram-nos aos ombros até ao cemitério.

No meu silêncio, procuro (ousadia minha!), interpretar os Vossos desígnios, Senhor, e tento perscrutar, embalado pelo silêncio que grita, pelos olhares ansiosos, respostas.

Recordo as palavras de S. Paulo: «em tudo somos atribulados, mas não esmagados; confundidos, mas não desesperados; abatidos, mas não aniquilados» (2 Cor 4, 8-9) e penso que, no ritmo alucinante desta vida é preciso, por vezes, parar; que não há respostas senão em Vós Senhor da vida e da morte e interrogo-me porque será que a vida não tem o condão de nos unir e irmanar tão intensamente como a morte.

Qual é pois, ó morte, o teu fascínio, o teu sortilégio?

Envolto no véu reconfortante da esperança cristã, só me resta, Senhor, pedir-Vos que amaineis e aceiteis o nosso sofrimento e conforteis as famílias enlutadas pela dor da separação e da perda física dos seus entes queridos. Pedir-Vos que o odor das nossas flores e orações chegue até Vós e faça frutificar no coração dos homens o desejo de Vos amar cada vez mais, pois só em Vós está o nosso refúgio e consolo.

 

publicado por aosabordapena às 15:16

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar