Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

23
Mar 08

 

Sendo a Quaresma, um tempo “forte” de oração, propício a privações e à prática duma caridade mais diligente, especialmente, em relação aos mais necessitados, é oferecida, a todo o cristão, a possibilidade de se preparar convenientemente para a Páscoa, fazendo um sério discernimento da própria vida, confrontando-a, de maneira especial, com a Palavra de Deus, que ilumina o seu itinerário quotidiano.

Regularizadas as nossas deficiências, renovada a esperança e o propósito de cada dia ir crescendo na fé, tem cabimento o júbilo que inunda os corações na manhã radiosa da Ressurreição.

A natureza já despertou da letargia invernal. Os rebentos e as flores vicejam aqui e além. Cristo, o “renovo maior”, pleno de vitalidade, de promessas cumpridas e dúvidas desfeitas, emerge do sepulcro e dá sentido e razão à razão da nossa fé.

“ O Senhor ressuscitou verdadeiramente!”. É este o grito que acalma a nossa inquietação. O grito que, na boca de S. Paulo, se torna desafio: “Onde está, ó morte, a tua vitória?” (1 Cor 15, 55)

Páscoa é a festa em que a esperança é transformada em certeza. O mundo atolado em dor, morte e pecado, sabe agora, que a dor é redenção, a morte é apenas preâmbulo de ressurreição e a ferida do pecado pode ser curada com a transfusão do Sangue de Cristo na nossa vida, pelo baptismo e pelos demais sacramentos.

Páscoa é, também, tempo de anunciar esta certeza a todos os homens. Madalena viu o sepulcro vazio e correu a avisar Pedro e João. Pedro e João correm ao sepulcro: verificam o facto e acreditam. Madalena vê então o Senhor e diz aos Apóstolos: “Vi o Senhor!” (Jo. 20,18). Os discípulos vêem o Mestre e dizem a Tomé: “Vimos o Senhor!” (Jo. 20, 25). Os dois discípulos de Emaús reconhecem-nO na fracção do pão e regressam a Jerusalém a contar aos outros…

É esta a mensagem que recebemos. É este o testemunho que temos de transmitir.

Celebrar a Páscoa cada ano que passa, é insuflar a alma dum novo impulso vital, impeditivo do desânimo, da descrença, um bálsamo purificador que alivia a vida, até que chegue a nossa Páscoa, rumo à Jerusalém celeste.

O Senhor ressuscitou! Aleluia! Uma Santa Páscoa para todos.

 

        

 

publicado por aosabordapena às 16:50

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar