Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

01
Mar 00

 

 

Está a decorrer o tempo da Quaresma, período durante o qual a liturgia da Igreja faz apelo à conversão e ao arrependimento.

“Cingi-vos, sacerdotes, e chorai. Lamentai-vos, ministros do altar! Ordenai um jejum. O dia do Senhor está perto!” (Jl 1, 13-15)

Esta caminhada, iniciada com a imposição das cinzas, não deve ser efectuada, percorrendo a estrada larga e rectilínea que nos oferece a paisagem deslumbrante, mas sim, a vereda íngreme e sinuosa que nos rompe a sola dos sapatos e nos faz gotejar algum suor.

Neste peregrinar, devemos, para nos purificar, recorrer à oração. O cristão, como filho do Pai celeste, deve manifestar-lhe gratidão pelos benefícios recebidos.

Orar é estar em amor para com Deus. A oração dá vida à nossa fé, fazendo-a florescer. O tempo de oração é uma audiência divina, um diálogo a dois, que deve levar o cristão a ter como verdade, cada vez mais sólida e profunda a frase de S. Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20).

Quando rezarmos, não o façamos para “sermos vistos pelos homens”. Devemos fazê-lo em segredo, pois Ele, que vê o oculto, recompensar-te-á” (Mt 6,6). Nosso Senhor censura a hipocrisia e a falsa devoção; recompensa a oração colectiva (Mt 18, 19-20); (Act 2, 42).

O segundo degrau que conduz à perfeição é a prática da esmola. “Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu pai que vê o oculto premiar-te-á” (Mt 6,3).

Jesus condena a vã ostentação e a vaidade. O Evangelho não condena o progresso nem o uso dos bens deste mundo. Condena, sim, a sua apropriação injusta que leva alguns a nadar na abundância, enquanto que outros estão enterrados na miséria. As riquezas devem estar ao serviço dos homens e estes ao serviço de Deus.

Nesta Quaresma, saibamos, pois, abdicar, generosamente e na medida das nossas possibilidades, de alguns dos bens que Deus nos emprestou, colocando-os ao serviço dos mais pobres.

O terceiro degrau é jejum, entendido este, não só como a abstenção ou redução de alimentos, feita por espírito de mortificação e em obediência aos preceitos da Igreja, como também, como a renúncia ou privação, por exemplo dos alimentos que mais prazer nos proporcionam, do café da tarde ou do cigarro da noite.

O cristão dentro da sua subjectividade saberá encontrar o melhor meio de se penitenciar.

O importante é que pratique as obras enunciadas, jejum, esmola e oração com recta intenção, não movido pela vaidade ou por outros fins menos dignos, mas somente por amor do Pai que está nos Céus.

 

 

 

 

 

 

publicado por aosabordapena às 17:11

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2000
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar