Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

02
Jan 09

 

 

S. Paulo, o convertido, ficou indelevelmente marcado pela manifestação de Jesus Ressuscitado que, pela sua morte e ressurreição, atingiu o zénite do amor à escala infinita, e que, em plena perseguição da Igreja de Deus, o interpela e lhe dá a Sua graça que o transforma radicalmente.

Paulo tão judeu, tão fariseu, tinha apenas a experiência de Deus único, transcendental, que não pode ser visto.

 A sua experiência vai ser a de um Deus nascido criança, feito homem, que morreu crucificado, Deus Vivo Eucaristia, Deus identificado com os marginalizados.

Ele vai estar ao lado dos de mais longe e sentar-se no chão, nos patamares dos irmãos, gratuitamente, por vezes rejeitado, mas nunca derrotado pelas tribulações por que passou, «porque a força manifesta-se na fraqueza» (2 Cor 12, 9).

Esta capacidade de resistência não seria possível sem a graça de Deus na qual Paulo se apoia e que ao longo da vida fez frutificar: «pela graça de Deus sou o que sou» (1 Cor 15, 10).

No mundo vazio de hoje, mundo de solidão, frio e concorrencial, a procura de Deus faz-se procurando fazer do outro um irmão, faz-se, tendo a capacidade de comungar e sentir a dor de tantos homens que por esse mundo fora, sofrem no corpo e na alma.

Estamos a iniciar um novo ano. Os dias, os meses, as estações do ano continuarão a ser iguais aos do ano transacto. Contudo tudo pode ser diferente. Basta que cada um queira colocar Deus acima de tudo e de todas as coisas. Basta um gesto de efectiva generosidade em prol dos que vegetam na “outra margem do rio”.

Acolhamos as exortações de S. Paulo: «revesti-vos, pois, de sentimentos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se alguém tiver razão de queixa contra outro. Tal como o Senhor, vos perdoou, fazei-o vós também. E, acima de tudo isto revesti-vos do amor, que é o laço da perfeição» (Cl 3, 12-14).

Feliz Ano, companheiros de 2009.

 

 

 

 

 

 

publicado por aosabordapena às 14:15

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar