Os jovens, os acólitos, os catequistas e alguns membros da Paróquia de S. Tiago, da Diocese de Bragança – Miranda, Portugal, acompanhados pelo seu Pároco, estão hoje, dia 23 de Fevereiro, aqui, nesta magnífica Catedral, em peregrinação, para orar junto do vosso túmulo, vos venerar e honrar.
A prontidão com que deixastes no barco o patrão e as redes e seguistes Jesus, a firmeza do testemunho que cativou e converteu o vosso guarda e o exemplo de fidelidade ao Senhor por Quem derramastes o sangue, são, para nós, Glorioso Apóstolo, um exemplo de vida a seguir.
Glorioso S. Tiago, peregrino entre os peregrinos, nós vos pedimos pelos nossos jovens e pelos jovens de todo o mundo, pois, preocupa-nos o modo leviano como grande parte deles vive a sua fé.
Pedimo-vos, S. Tiago, patrono da nossa Paróquia, pelo bom andamento do processo de construção do Centro Paroquial que este ano se iniciou.
Pedimo-vos pelas nossas famílias e por todas as famílias da Paróquia, para que se convertam e vivam unidas e em harmonia segundo os ensinamentos do Santo Evangelho, para que sejam tolerantes, para que rejeitem o consumismo e o materialismo exagerados, para que defendam o dom da vida e pratiquem, pela vivência e pelo testemunho, a fé de Cristo na qual acreditam.
Pedimo-vos pelos que não têm fé ou nunca ouviram falar de Jesus, pela paz no mundo, pelos idosos abandonados, pelas crianças vítimas da guerra, da fome e de maus-tratos.
Pedimo-vos pelos doentes, pelos moribundos, pelos desempregados, pelos sem-abrigo e marginalizados da sociedade.
Pedimo-vos, Glorioso Apóstolo, que intercedas junto do Divino Salvador para que floresçam na Igreja, muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias.
Pedimos a vossa intercessão pelos nossos familiares defuntos e por todos os defuntos da Paróquia para que o Senhor, na sua infinita misericórdia, lhes dê o descanso eterno.
A vossos pés, Glorioso Apóstolo, deixamos as nossas preocupações, problemas pessoais e desejos mais íntimos e pedimo-vos que esta nossa peregrinação sirva para aprofundar e reforçar a nossa fé e para que sejamos capazes de a viver com mais discernimento, intensidade e perseverança.
Pedimo-vos, Glorioso Apóstolo, testemunha da Transfiguração do Senhor, que as nossas vidas e as vidas dos nossos irmãos espanhóis que tão bem nos receberam sejam iluminadas pela graça e a força do Divino Espírito Santo.
Por fim, Senhor S. Tiago, pedimos a vossa bênção para todos nós aqui reunidos e para que regressemos sãos e salvos às nossas terras.
Prometemos voltar pois sentimo-nos bem junto de vós.
Viva o Glorioso Apóstolo Senhor S. Tiago.