Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

02
Jul 99

 

Pertencer à Sociedade de S. Vicente de Paulo é uma forma de exercer apostolado. Através da partilha de bens, da prática da caridade autêntica, o vicentino é o intérprete fiel da Palavra de Deus. “Vinde, benditos de meu Pai, recebei em herança o Reino que vos está preparado, desde a criação do mundo, porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber; era peregrino e recolhestes-me; estava nu e destes-me de vestir: adoeci e visitastes-me; estive na prisão e fostes ter comigo” (Mt 25, 34-36).

Tendo como alicerce esta preocupação pelos excluídos que o Apóstolo tão claramente evidencia, Frederico Ozanam e seus companheiros, inspirados pela graça do Espírito Santo, são chamados a participar “pessoal e directamente” no “serviço dos pobres” através do “contacto de homem para homem” e dentro duma organização de leigos comprometidos no mesmo espírito de serviço e missão.

O vicentino não distribui somente bens materiais mas deve ir mais longe; deve procurar o diálogo pessoal, sem paternalismo, e no respeito pelas pessoas, partilhar amizade e manifestar disponibilidade para ouvir.

Esta é a forma de ser e de estar do vicentino.

Se sentes angústia pelo sofrimento alheio; se no teu íntimo te revoltas, quando verificas situações de injustiça; se, sendo cristão vives uma fé sem chama e te sentes adormecido e inquieto, então, não hesites, vem e adere às Conferências da Paróquia. Aí encontrarás um grupo de amigos e amigas que comungam dos teus ideais.

Aí encontrarás uma forma activa de praticares a caridade, minorando o sofrimento dos mais necessitados. Farás bem aos outros e contribuirás decisivamente para a tua salvação.

Se porém tiveres dúvidas e te sentires indeciso, medita e interroga-te acerca das palavras do Apóstolo: “Aquele que tiver bens deste mundo e vir o seu irmão sofrer necessidade, mas lhe fechar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?” (I Jo 3, 17).

 

 

publicado por aosabordapena às 18:55

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 1999
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar