Existem na paróquia da Sé, duas conferências vicentinas.
Segundo a recomendação da Regra da Sociedade de S. Vicente de Paulo, as conferências distinguem-se entre si, por uma designação titular que, normalmente, é o nome dum Santo.
Assim, a conferência masculina tem como patrono, S. João Baptista, e a conferência feminina, tem a protecção de Nossa Senhora de Fátima.
As suas reuniões são semanais e realizam-se no Cartório Paroquial. A masculina reúne à segunda-feira pelas 20, 30 horas e a feminina, ao sábado, pelas 17,00 horas.
Nos termos da Regra, cabe ao presidente da conferência, entre outras, a função de orientar as reuniões, coordenar actividades e esforços, assegurar a coesão do trabalho e manter a sua unidade.
Papel preponderante cabe ao conselheiro espiritual da conferência, função exercida pelo Pároco o qual tem a seu cargo a animação e formação espiritual e vicentina dos seus membros e é o sinal visível da plena comunhão existente entre a conferência, a santa Igreja e a respectiva paróquia.
Estes tópicos acerca do funcionamento das nossas conferências vicentinas são uma chamada de atenção, um levantar do véu, e sobretudo, um convite a que, pessoas de boa vontade integrem este Movimento, cuja espiritualidade se poderá resumir assim: “quem dá aos pobres, empresta a Deus”. Sê generoso. Associa-te. Deus convida-te. Os pobres agradecem.