Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

04
Abr 08

 

 

Cristo, nosso Cordeiro Pascal, é a actualização do mais profundo significado da Páscoa (1 Cor, 7-8): «Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa, já que sois pães ázimos. Pois Cristo, nossa Páscoa, foi imolado. Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da pureza e da verdade».

Celebrar a Páscoa é assim comprometer-se vitalmente com o anúncio de Cristo ressuscitado. Ela é o memorial todos os dias actualizado no qual somos, simultaneamente, participantes e concelebrantes

Jesus, a grande Luz, é o Salvador. Ele fez-se homem até ás últimas consequências. Até aos trinta anos «cresceu em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens». (Lc 2,52). Foi um judeu normal, com uma vida normal, trabalhador, atento a tudo o que se passava, atento aos sinais, ao que se dizia, à situação existente e ao ar que se respirava na época.

Jesus sai do anonimato através de João Baptista: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo». Vindo de Nazaré da Galileia para ser baptizado por João no rio Jordão, ao sair da água, Deus Pai, com o Espírito Santo, apresenta-o solenemente como seu Filho, que assim inaugura a sua vida pública: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado.» (Mc 1, 9-11)

O seu programa é o Reino de Deus e a Eucaristia faz parte integrante do Reino. Em contraposição ao Antigo Testamento, a Boa Nova de Jesus, faz a pedagogia do sim e põe o acento tónico na pessoa: a salvação é gratuita e ao alcance de todos; Deus é de todos e para todos; é a abertura plena ao universalismo, havendo uma valorização da graça e da pureza de coração.

Para a sua concretização, Jesus prepara-se por palavras e acções. Disso são exemplo as suas refeições: aceita o convite dum fariseu para comer consigo (Lc 7,36); faz-se convidado de Zaqueu, o cobrador de impostos, «desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa». (Lc 19,5); convida e prepara o banquete para cinco mil pessoas (Jo 6, 1-71). Jesus ergue o olhar, preocupa-se com a multidão e mandou-a sentar: tomou os pães e ele próprio os distribuiu.

Jesus, os apóstolos, os judeus, a multidão, «o rapazito que tem cinco pães de cevada e dois peixes» e os cede generosamente, são os personagens desta história de amor: Jesus é o Pão da Vida.

Depois, Jesus caminha sobre as águas e passa duma margem para a outra. É o convite à fé, ao abandono e à confiança num Deus misericordioso e pleno de amor, um convite a receber e acolher o Pão do Céu.
O seu percurso é: do pão material passa ao maná; deste à Palavra; da Palavra à pessoa de Jesus e por fim à Eucaristia. Esta actualiza e torna presente a Páscoa de Jesus, celebrada na «sua sala, com os seus discípulos».

A Páscoa de Jesus é uma dádiva de amor por toda a humanidade e as refeições do Ressuscitado – a EUCARISTIA – foram e são um meio de ajudar os seus discípulos a fortalecer a fé em Cristo ressuscitado, um meio de os fazer ganhar coragem para a missão apostólica de que então e hoje ainda os incumbe.

 

 

 

 

 

publicado por aosabordapena às 17:02

Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

as minhas fotos
mais sobre mim
pesquisar