Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

04
Fev 00

 

Tendo a Celebração Jubilar do ano 2000 uma muito forte conotação com a Sagrada Escritura, a partir do Antigo Testamento, mais concretamente, com os livros do Êxodo, do Levítico e do Deuteronómio, pareceu-nos pertinente falar-se da Bíblia, também designada Sagrada Escritura, pela santidade dos seus escritos, como fonte inspirada da Palavra de Deus.

Assim, sob a epígrafe acima apontada, é nosso objectivo relembrar não só o seu papel fundamental, desempenhado por personagens cuja acção se destacou, ao longo da história divina, relatada pela Sagrada Escritura, mas sobretudo suscitar o desejo de ler, reler e meditar a Bíblia, em espírito de oração, para assim se alcançar “a sublime ciência de Jesus Cristo” (Fil 3, 8).

Constitui a Sagrada Escritura, o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, através dos quais Deus se revela a Si mesmo e nos dá a conhecer a Sua vontade de salvação.

Divide-se a Sagrada Escritura em duas partes: Antigo Testamento, que contém a Palavra de Deus, antes da vinda de Jesus Cristo ao mundo, e o Novo Testamento, que contém a Palavra pregada directamente por Jesus Cristo e depois transmitida pelos apóstolos e autores sagrados.

A Palavra de Deus, no Antigo Testamento, foi transmitida através da tradição oral e da escrita, que começa a ganhar corpo, a partir de David, e compreende, conforme o género literário predominante, os seguintes livros:

Históricos – Pentateuco ou colecção dos cinco livros de Moisés (Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio), Josué, Juízes, Rute, 2 livros de Samuel, 2 livros dos Reis, 2 livros de Crónicas, Esdras, Neemias, Tobite, Judite, Ester e 2 livros dos Macabeus. 

Sapienciais – Os livros de: Job, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sira.

Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Constituem o Novo Testamento os Evangelhos, os Actos dos Apóstolos, as Cartas de S. Paulo, a Carta aos Hebreus, as Cartas Católicas e o Apocalipse.

O Novo Testamento, antes de ser escrito, foi transmitido oralmente. Jesus não escreveu nada e os apóstolos, antes de escreverem, pregaram a nova Palavra.

Os evangelistas S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João, inspirados pelo Espírito Santo, procederam à sua recolha e fixaram-na, por escrito, dando origem à Sagrada Escritura do Novo Testamento, através da qual a Palavra chegou até nós.

O Novo Testamento contém os livros inspirados que narram a vida, doutrina e obra de Jesus Cristo e entre esses livros, ocupam o primeiro lugar, na ordem de importância, os quatro Evangelhos, porquanto são o seu principal testemunho.

Os outros livros do Novo Testamento, Actos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse, confirmam a doutrina dos Evangelhos, explicam-na e desenvolvem-na. Narram os começos da Igreja e a sua propagação e anunciam o seu fim glorioso.

A Igreja chama à Sagrada Escritura “a fonte pura e perene da vida espiritual”. Sendo livro de Deus, a Sagrada Escritura é também livro do cristão, onde este deve ir buscar os conselhos e ensinamentos que necessita para a sua vida de pessoa consciente e digna.

A isso nos exorta a Santa Igreja. Disso nos deram exemplo, entre outros, grandes Santos, fazendo da palavra de Deus, norma de vida.

Adquirir ou reavivar o hábito da leitura da Sagrada Escritura é de primordial importância.

Fazê-lo, com espírito religioso, é entrar em contacto com Deus; é rezar.

 

 

publicado por aosabordapena às 21:45

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Fevereiro 2000
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
26

27
28
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar