Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

05
Set 00

(Cesareia de Filipe. Provavelmente, neste local

Pedro fez a sua profissão de fé)

 

Acompanhado pelos discípulos, dirigia-se Jesus para as aldeias de Cesareia de Filipe, local paradisíaco e uma das nascentes do rio Jordão.

Nesse lugar tranquilo, depois de ter feito oração, perguntou aos discípulos: “E vós quem dizeis que Eu sou?”

Respondeu-lhe Simão Pedro: “Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo”.

Com esta declaração solene, reconhecem os discípulos pela boca de Pedro, não só a divindade de Jesus, como também que é o Messias prometido, aquele “cujo reinado não terá fim”.

Ao lermos esta passagem do Evangelho de S. Mateus, deixemos que o nosso pensamento percorra os caminhos pedregosos da Judeia e imaginemo-nos integrados na comitiva de Jesus, escutando atentamente as suas palavras.

Interpelados directamente pelo Senhor, qual seria a nossa resposta à pergunta formulada?

Por certo, não teríamos saber nem coragem para responder, nem a resposta seria pronta e categórica como a de Pedro, que falou por inspiração do “Pai que está nos Céus”.

Mesmo assim, não deixemos de, interiormente, nos interrogarmos acerca do desafio lançado e tentarmos, no íntimo do nosso coração uma resposta acertada, reconhecendo, talvez por outras palavras, que Jesus é o “Filho de Deus vivo” que veio ao mundo para nos salvar.

Decorridos 2000 anos, será que a nossa resposta coincidiria com a resposta acertada de Pedro?

Neste mundo ensurdecedor em que vivemos e que desvia a nossa atenção para o consumismo e a materialidade; mundo no qual impera a violência; mundo de desigualdades, onde a uns poucos nada falta, enquanto outros são dizimados pela fome e pelas doenças, é fácil esquecermo-nos de quem é esse Jesus que veio salvar todos os homens e que tinha uma predilecção especial pelos humildes e mais fracos.

Por isso, a pergunta de Jesus aos discípulos, ainda hoje ecoa aos nossos ouvidos, inquietando-nos, dada a sua oportuna e constante actualidade.

Importa, pois, fazer silêncio no nosso coração, para que cada dia que passa, possamos reafirmar a profissão de fé de Pedro e por nós assumida; “Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo”, o Bom Pastor, o Pai misericordioso, sempre pronto a acolher os seus filhos pródigos.

Se assim procedermos, por certo que a nossa vida ganhará sentido; a sensação de frustração e de vacuidade dará lugar à alegria de viver, já que uma fé viva, ainda que pequena “como um grão de mostarda” consegue maravilhas, pois, além de exprimir confiança no poder e vontade de Deus a nosso respeito, será como que uma mola impulsionadora que nos ajudará a vencer os obstáculos que, no dia a dia, se nos deparam.

 

publicado por aosabordapena às 16:13

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Setembro 2000
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar