Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

05
Mai 01

 

 

A nossa vocação procede da soberana vontade de Deus. Diz o Senhor: «Antes que fosses formado no ventre da tua mãe, Eu já te conhecia; antes que saísses do seio materno, Eu te consagrei». (Jer 1,5)

Privilegiados por termos nascido no seio de uma família cristã, «fomos feitos, pelo Baptismo da Fé, verdadeiramente filhos e participantes da natureza divina e, por conseguinte, realmente santos. (Lg 40)

A partir desse momento, libertos do pecado original, integrámos a Igreja, fizemo-nos Igreja, membros de pleno direito do Povo Santo de Deus.

Foi o começo de uma longa caminhada. Descobrimos a emoção de receber Jesus no nosso coração, de Lhe falar, de Lhe prometer amor eterno aquando da Primeira Comunhão.

Sentimos a tristeza de O termos ofendido e também o bálsamo reconfortante do seu perdão e da sua misericórdia, quando nos abeiramos do Sacramento da Reconciliação.

Sentimos a lufada do “vento que fala” e nos tocou a consciência, quando fomos confirmados pela acção do Espírito Santo, Senhor e Fonte de Vida.

Viver esta vocação de santidade à qual fomos chamados na Igreja, é tarefa que se constrói diariamente, com avanços e recuos, mas tendo sempre como mestre e modelo de perfeição o próprio Cristo.

Toda a vida cristã deve, pois, configurar-se à vida que Jesus Cristo viveu, aos seus critérios, às suas atitudes, ao seu modo de viver e sentir os problemas e as angústias dos homens.

Jesus ordenou «a todos e a cada um dos seus discípulos de qualquer condição: sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito. A todos enviou o Espírito Santo, que os move interiormente a amarem a Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todo o espírito e com todas as forças e a amarem-se uns aos outros como Cristo os amou». (Lg 40)

Esta forma de ser e de estar na vida é o cumprimento do mandato de Jesus e influencia positivamente a sociedade onde actuamos, promovendo um modo de vida mais humano e ajudando à construção de um mundo mais justo e fraterno.

Na diversidade de caminhos e ocupações em que nos empenhamos, procurando seguir de perto os passos de Jesus, na obediência à voz do Pai e guiados pelo Espírito de Deus, a meta almejada é comum.

Os caminhos concretos pelos quais o Espírito nos impele e orienta são diversos, pois muitos são os estados de vida e ocupações que se nos apresentam.

Compete a cada um traçar o seu caminho e avançar sem hesitações, segundo o carisma ou dom gratuito concedido por Deus ao homem, não só para a sua santificação pessoal, mas para que ele possa cooperar na santificação alheia.

São porém três, os principais estados de vida ou caminhos de santidade:

a)      Vida consagrada pela função ministerial: papa, bispos, presbíteros e demais ministros sagrados. Escolhidos para a plenitude do sacerdócio, são os pastores do rebanho de Cristo. Compete-lhes anunciar a todos o Evangelho de Deus. Cabe-lhes, como educadores da fé, ajudar os homens a conseguir a maturidade cristã e a provê-los de todos os meios necessários à salvação.

b)      Vida religiosa consagrada.

Através de votos ou outros compromissos sagrados a eles semelhantes, o cristão que professa os conselhos evangélicos de castidade consagrada a Deus, de pobreza e de obediência, entrega-se totalmente ao serviço de Deus.

O estado religioso ao tornar os seus membros mais livres das preocupações terrenas, imita e representa na Igreja a forma de vida que o Filho de Deus assumiu ao entrar no mundo para cumprir a vontade do Pai e por Ele foi proposta aos discípulos que O seguiram.

Através da ajuda directa, da oração, da contemplação e do sacrifício, os religiosos colaboram com todos os homens na construção da cidade terrena, ou seja, nos mosteiros, escolas, hospitais, missões, etc.

Pela sua acção se fomenta, de forma especial, a santidade da Igreja.

c)      Vida laical na qual se insere, com especial relevo, a vida consagrada pelo Sacramento do Matrimónio. A vida matrimonial e familiar é uma escola de apostolado, na medida em que os esposos são um para o outro e para os filhos, testemunhas da fé e do amor de Cristo.

      Os esposos e pais cristãos, amparando-se mutuamente na graça, com amor fiel durante a vida inteira, são exemplo de amor incansável e generoso, promovem a valorização humana, constituindo o esteio fundamental da sociedade.

Relevante é, também, o papel que as pessoas viúvas ou celibatárias desempenham e que muito pode concorrer para a santidade e acção da Igreja, pela sua disponibilidade, pela caridade e acolhimento com que servem, pela imensidão de tarefas que executam nas paróquias, pela sua inserção e participação activas nos movimentos apostólicos.

Neste mês de Maio em que, especialmente, é celebrado o Dia Mundial da Oração pelas Vocações, supliquemos a Nossa Senhora Medianeira de todas as graças, que cumule de bênçãos todos aqueles que, fiéis à sua vocação, procuram seguir o seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo, e que faça surgir na Igreja, muitas e santas vocações religiosas e sacerdotais.

 

 

publicado por aosabordapena às 19:15

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Maio 2001
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar