Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

15
Nov 09

Foto da Net

 

 

 Relativamente ao pré-cursilho, o ideal seria de facto estudar e seleccionar previamente os ambientes prioritários.

No entanto, as dificuldades começam logo por definir o que se entende “por ambientes prioritários” e o que é que define o grau de prioridade.

E as questões são imensas. São prioritários os ambientes difíceis, ou os de grande amplitude? Os ambientes rurais ou os citadinos? Os ambientes já ligados à Igreja ou os baptizados afastados.

Como é sabido, há uma grande indiferença e ignorância relativamente a temas religiosos, pelo que o terreno de captação para os cursilhos está “cheio de pedregulhos” e portanto limitado.

O pré-cursilho é sempre uma fase difícil, cujo desenvolvimento geralmente se deixa sempre para os últimos dias.

 Como se consegue convencer um adulto a frequentar um cursilho, se ele só vai à Igreja nos baptizados, na comunhão dos filhos e nos funerais?

Daí que, o cursilho ou é infrutífero, ou são convidados os que é possível arregimentar, geralmente pessoas de idade avançada e já ligados à prática religiosa.

No pós-cursilho, verifica-se que há uma grande taxa de ausência de perseverança, quando não de desistências, sobre a qual temos que nos interrogar.

Será que o cursilho não produziu efeitos? Será que não foram satisfeitas as expectativas dos novos cursilhistas? Será que os candidatos foram mal escolhidos?
Muitas outras questões se poderiam colocar. Apesar de tudo, importa ir caminhando confiantes na acção do Divino Espírito Santo para quem nada é impossível, cientes de que as mediações por onde antes passava a fé: a família, a escola, a cultura, o meio, deixaram, em parte, de o ser pois estão em decadência.

Às vezes, como disse o P. Francisco Libermann é preferível «esperar a hora de Deus, não querer fazer as coisas, converter, salvar, antes da hora de Deus, aceitar os ritmos de Deus.»

De colores

 

 

publicado por aosabordapena às 19:07

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

16
18
20
21

22
23
24
25
26
27



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar