Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

07
Out 00

 

 

 

Relata-nos o apóstolo S. Mateus (20, 20-28) o episódio protagonizado pela mãe de Tiago e de João que, pensando que Jesus estabeleceria o seu reinado temporal em Jerusalém, intercede por eles, no sentido de que «se sentem um à Tua direita e outro à Tua esquerda».

Se, humanamente, podemos entender a preocupação dessa mãe pelo bem – estar material de seus filhos, tal atitude, revela a sua dificuldade em compreender a natureza do reino messiânico pregado por Jesus.

Esta atitude incomoda os restantes discípulos.

Jesus, ao subir a Jerusalém, anuncia-lhes a sua paixão. Contudo, continuam a alimentar a ideia de um reino messiânico político e triunfante, que haveria de destronar os romanos, e, incapazes de entender as palavras de Jesus, ficam indignados com os dois irmãos, pela ousadia do pedido de sua mãe.

Podemos imaginar a tristeza de Jesus ao verificar que os seus discípulos ainda não o tinham compreendido e que havia entre eles sentimentos de inveja e rivalidade, pois os seus corações continuavam direccionados na perspectiva do temporal.

Também eles necessitavam que Jesus lhes abrisse os olhos, como o fez ao cego de Jericó.

Então, chamando-os, disse-lhes: «…quem quiser fazer-se grande, entre vós, seja vosso servo, e quem quiser ser o primeiro, no meio de vós, seja vosso escravo. Do mesmo modo, o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir…»

Esta passagem do Evangelho, leva-nos a reflectir acerca do sentido da nossa vida e das atitudes comportamentais que, no dia a dia, tomamos.

Quantas vezes somos incapazes de ver para além da materialidade, pois os nossos olhos estão obcecados pela miragem do ter e do poder temporais.

Indiferentes e obstinados, gastamos as nossas energias a acumular bens materiais e esquecemo-nos de providenciar sobre os bens espirituais.

Orgulhosos, julgamo-nos imortais, ignorando a transitoriedade da vida terrena. Procedemos como se não tivéssemos de prestar contas, não só pelo mal praticado, como também, pelas omissões e pelo bem que podíamos ter feito e não fizemos.

Quantas vezes ousamos negociar com Deus nas nossas preces, implorando o acessório, em detrimento do essencial e do que é perene!

Este episódio do Evangelho leva a que também nos interroguemos acerca da formação e educação que damos aos nossos filhos.

Será que, a exemplo da mãe daqueles dois discípulos, procuramos apenas que possuam todo o conforto e bens materiais, e negligenciamos a sua formação humana e cristã onde pontifiquem sentimentos como a generosidade, a amizade, a solidariedade, o respeito e a aceitação dos outros, e em tudo isto, o amor a Deus?

Será que descuramos a sua educação espiritual e cristã, vertente essencial para fazer deles homens autênticos que se preocupem, na justa medida, não só com as coisas terrenas, como é compreensível, mas sobretudo com as coisas divinas?

Este ano jubilar é a altura propícia que Deus coloca à nossa disposição para corrigir o posicionamento da nossa bússola. Não percamos o norte que o Senhor nos aponta.

Recordemos que Cristo, sendo Senhor, se fez servo, para curar o orgulho dos homens; sendo rico, fez-se pobre pelos homens, afim de os enriquecer pelo exemplo de pobreza; sendo Mestre e Senhor, não hesitou em lavar os pés aos Seus discípulos, para que estes, a seu exemplo, o fizessem uns aos outros.

A humildade e a prática da caridade são condições indispensáveis para compreender e alcançar o Reino de Deus.

Jesus, manso e humilde de coração, é o farol que nos deve iluminar, nesta sociedade que nos acena com quimeras e paraísos, a preço de saldo.

Nunca O percamos de vista.

publicado por aosabordapena às 14:49

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Outubro 2000
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar