Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

08
Mar 04

 

 

 

Decorreram de 22 a 24 de Fevereiro de 2004 as 2ªs Jornadas de Reflexão para Jovens em peregrinação a Santiago de Compostela, subordinadas aos temas: “Caminhos de Santiago” e “A Eucaristia, fonte de Amor”.

Cerca das 15 horas o autocarro transportando 38 participantes, largou das instalações da Paróquia.

Alguma apreensão pelo facto de nesse dia ter nevado bastante, não perturbou a boa disposição reinante, tendo a viagem decorrido com toda a normalidade, ponteada aqui e ali por algumas bátegas de água.

Chegados ao Monte do Gozo pelas 20 horas, era altura de providenciar pelo alojamento e de dar algum conforto ao estômago antes de ir descansar.

A manhã do dia 23 rompeu limpa, fria, mas envolta por um radioso sol de Inverno.

Foi nesse espaço de tempo que decorreram propriamente as jornadas, tendo havido lugar para exposição dos temas em debate, tempo para reflexão em pequenos grupos e, por fim, tempo para plenário, durante o qual os jovens colocaram as suas questões e dúvidas, as quais foram objecto de resposta por parte do nosso Pároco, P. José Carlos.

Da parte de tarde, e sob a orientação do guia D. Jesus Pardo Quiroga, foi-nos proporcionada uma pormenorizada visita guiada a alguns bairros da cidade, monumentos mais importantes e Catedral.

A sua fluência e saber transformaram a visita numa magistral lição de história e de catequese, salpicada de onde em onde por sugestivos e variegados pormenores.

Após o abraço ao Apóstolo e um sentido recolhimento junto do seu túmulo, teve lugar o ponto alto da nossa peregrinação com a Eucaristia celebrada pelo Sr. Arcebispo de Santiago Monsenhor D. Julián Barrio Barrio e concelebrada pelo nosso Pároco e por outro sacerdote espanhol e a Invocação da Paróquia ao Apóstolo.

Foi um privilégio que o Senhor nos quis conceder ao permitir a realização desta celebração nestas circunstâncias, plena de significado e que calou bem fundo nos nossos corações.

Sua Excelência, na homilia teve palavras de muito carinho para com todos e em especial para com os jovens a quem desafiou a “seguir Jesus sem receios”, Ele que está presente na Sagrada Eucaristia, fonte de amor e da força necessária para vencer todos os obstáculos que possam surgir.

Trabalhar ao serviço da Igreja “sem rivalidades e invejas” foi outro dos apelos que Monsenhor D, Julián nos deixou.

Na altura da Acção de Graças, teve lugar o sempre imponente e espectacular balançar do gigantesco turíbulo, o “Botafumeiro”, espalhando incenso de um ao outro extremo da nave do transepto, o espaço mais nobre da Catedral.

No fim da Eucaristia, o Sr. Arcebispo, após ter agradecido a nossa presença, desejou a todos um bom regresso a casa, tendo cumprimentado individualmente os jovens e outros elementos da Paróquia.

A manhã do dia 24 foi aproveitada para comprar os últimos” recuerdos” e após o almoço iniciámos a viagem de regresso a Bragança onde terminámos esta peregrinação do Ano Jubilar Compostelano 2004, por volta das 19 horas.

publicado por aosabordapena às 18:35

Março 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
24
25
26
27

28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

as minhas fotos
mais sobre mim
pesquisar