Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

25
Jul 10

 

A Comunidade paroquial de S. Tiago esteve em festa no dia 25 de Julho, celebrando festivamente o seu padroeiro.

Foi grande a afluência de fiéis à Eucaristia, solenizada pelo grupo de jovens, bem como à procissão que se lhe seguiu, na qual se incorporaram os diversos estandartes representativos da Paróquia, os andores de S. Tiago, de S. Joaquim e de Nossa Senhora, devidamente engalanados.

A Banda Filarmónica de Vinhais, mercê da generosa contribuição da Junta de Freguesia da Sé, abrilhantou e enriqueceu esta manifestação pública da fé da comunidade, que percorreu, sob um calor intenso, algumas ruas dos bairros adjacentes, simbolizando, este trajecto, a união de toda a comunidade, já que o Dia do Padroeiro recorda a dimensão comunitária e solidária da fé.

Na homilia, o nosso Pároco, reportando à liturgia do dia, relembrou “que Deus nunca nos abandona apesar das nossas fragilidades, que é importante a insistência da oração, como diálogo filial para com Deus Pai de infinita misericórdia, acentuando o valor da tolerância interpessoal, como forma de caminhar em harmonia e o espírito de serviço discreto como valor a cultivar, decisivo para a santificação pessoal de cada um”.

No dizer de Dom Jesús Sanz Montes, OFM, arcebispo de Oviedo, “servir como quem dá a vida, ao invés de aproveitar para obter benefícios: este é o segredo da entrega do Senhor – algo que, naquele tempo e sempre, todos nós precisamos aprender”.

A Igreja não é uma entidade longínqua e abstracta que se exprime no “eles” de estranhos, mas na relação de proximidade, cooperação e comunhão do “nós”. É nesta comunidade que nos reunimos para participar na Eucaristia, receber e dar testemunho da fé. Nela continuamos a construir a Igreja e nos esforçamos por configurar o mundo de acordo com os valores do Evangelho.

A celebração do dia do Padroeiro é, pois, a ocasião propícia para o reforço dos laços comunitários que a todos nos unem e de que ninguém se pode isentar.

 

 

 

publicado por aosabordapena às 14:21

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar