Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

25
Jul 10

 

A Comunidade paroquial de S. Tiago esteve em festa no dia 25 de Julho, celebrando festivamente o seu padroeiro.

Foi grande a afluência de fiéis à Eucaristia, solenizada pelo grupo de jovens, bem como à procissão que se lhe seguiu, na qual se incorporaram os diversos estandartes representativos da Paróquia, os andores de S. Tiago, de S. Joaquim e de Nossa Senhora, devidamente engalanados.

A Banda Filarmónica de Vinhais, mercê da generosa contribuição da Junta de Freguesia da Sé, abrilhantou e enriqueceu esta manifestação pública da fé da comunidade, que percorreu, sob um calor intenso, algumas ruas dos bairros adjacentes, simbolizando, este trajecto, a união de toda a comunidade, já que o Dia do Padroeiro recorda a dimensão comunitária e solidária da fé.

Na homilia, o nosso Pároco, reportando à liturgia do dia, relembrou “que Deus nunca nos abandona apesar das nossas fragilidades, que é importante a insistência da oração, como diálogo filial para com Deus Pai de infinita misericórdia, acentuando o valor da tolerância interpessoal, como forma de caminhar em harmonia e o espírito de serviço discreto como valor a cultivar, decisivo para a santificação pessoal de cada um”.

No dizer de Dom Jesús Sanz Montes, OFM, arcebispo de Oviedo, “servir como quem dá a vida, ao invés de aproveitar para obter benefícios: este é o segredo da entrega do Senhor – algo que, naquele tempo e sempre, todos nós precisamos aprender”.

A Igreja não é uma entidade longínqua e abstracta que se exprime no “eles” de estranhos, mas na relação de proximidade, cooperação e comunhão do “nós”. É nesta comunidade que nos reunimos para participar na Eucaristia, receber e dar testemunho da fé. Nela continuamos a construir a Igreja e nos esforçamos por configurar o mundo de acordo com os valores do Evangelho.

A celebração do dia do Padroeiro é, pois, a ocasião propícia para o reforço dos laços comunitários que a todos nos unem e de que ninguém se pode isentar.

 

 

 

publicado por aosabordapena às 14:21

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar