Um singelo espaço de reflexão pessoal. Lugar de afectos, espiritualidade e outras coisas da vida.

02
Nov 10

 

 

Dia de romagem aos cemitérios. Dia de saudade e de oração por todos aqueles que, em purificação, se encontram a aguardar a entrada definitiva na Casa do Pai.

A Comemoração dos Fiéis Defuntos não é uma celebração da morte, nem uma mórbida recordação dos nossos entes queridos. É sobretudo a celebração da vida para além da morte na qual acreditamos. A celebração da esperança de que um dia, “nos últimos tempos”, todos nós, havemos de ressuscitar. É uma profissão de Fé em Cristo Vivo e Ressuscitado.

Foi o Abade de Cluny, S. Odilão, quem, no ano 998, determinou que em todos os mosteiros da sua Ordem se fizesse a comemoração de todos os defuntos «desde o princípio até ao fim do mundo», no dia a seguir ao da Solenidade de Todos os Santos.

Em 1915, em plena guerra mundial, o Papa Bento XV estendeu, a toda a Igreja, esta prática que já havia sido oficializada, por Roma, no século XIV.

Como é usual, a celebração dos Fiéis Defuntos que teve lugar no Cemitério Velho da cidade de Bragança, pelas 15 horas e 30, foi presidida pelo nosso Pároco, tendo-se registado a presença de um elevado número de fiéis, que, em comunidade, quiseram, sentidamente, pedir ao “Senhor da vida e da morte” que apresse a entrada, no Seu reino de Bem-aventurança, de todos aqueles que, marcados pelo Baptismo, sempre acreditaram na vida eterna.

Lembremo-nos, pois, dos nossos familiares que já partiram, não como mortos, mas sim como santos e vivos em Cristo.

publicado por aosabordapena às 18:58

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
as minhas fotos
As minhas visitas
counter customizable Exibir My Stats
mais sobre mim
pesquisar